Visual Etno.Urb

Apresentação e Proposta (scroll down)

VisualUrb surge como um grupo de trabalho da rede Etno.Urb – Rede de Etnografia Urbana – que visa a partilha dos trabalhos audiovisuais dos seus membros, ao mesmo tempo que visa fomentar o uso das metodologias visuais na abordagem da investigação do mundo urbano.

VisualUrb pretende reforçar a visibilidade da rede Etno.Urb, mediante a criação de uma agenda complementar de atividades onde os diferentes formatos áudio-visuais já produzido pelos integrantes da rede, ou convidados sirvam como apresentação das múltiplas possibilidades destas metodologias nas ciências sociais.

VisualUrb é muito ciente da constante inovação metodológica e tecnológica. Prestaremos especial atenção à multiplicidade de materiais (e experimentos) audiovisuais – vídeo, sons, fotografias, desenhos – que reflitam sobre o mundo urbano a partir de uma perspetiva etnográfica. 

VisualUrb pretende ser um dos “nós” da Rede de Etnografia Urbana (Etno.Urb), uma forma de fomentar relações colaborativas entre aqueles que optam por formatos audiovisuais diversos na condução do seu saber-fazer sobre a cidade.

____


O VEU precisa de vocês.

Convidamos a todos os membros da rede Etno.Urb a manifestar o seu interesse em participar neste grupo de trabalho, uma forma de dar início aos desafios que temos pela frente. Deste modo, solicitamos aqueles que pretendem integrar o VEU que nos respondam positivamente ao e-mail com vista a marcarmos uma reunião futura e compormos uma equipa de coordenação do grupo.

Aproveitamos também para desafiar a todas e todos, independentemente, se vão ou não participar neste grupo de trabalho, a partilhar com o VEU os seus materiais.

A ideia é que os vossos materiais (fotografias, vídeos, filmes, sketches, áudios…) integrem as entradas do blog:

Para integrar os vossos materiais nós precisaremos que nos enviem links dos arquivos armazenados nas vossas plataformas habituais como flicker, youtube, vimeo, soundCloud, etc. Os materiais serão “embeld” na web, o que permite aos donos do arquivo retirá-lo a qualquer momento da Internet.

O que fazer agora?

Darem uma resposta a dizer se pretendem participar do grupo era muito bom.

Mas o ideal será incluírem no vosso e-mail de resposta algum material: link das fotografias, do vídeo, do som ou do desenho, acompanhado de algum texto / comentário com vista a enquadrar etnograficamente os materiais.

No caso de ser um filme que não é publico, poderão partilhar connosco o trailer, o que cumprirá perfeitamente os propósitos de “dar vida” ao nosso site.

O que vem a caminho?

Para já, queremos publicar os materiais recebidos, tornando o link da VEU na Etno.Urb operativo.

Em breve, iremos marcar uma reunião de constituição do grupo de trabalho da Visual Etno.Urb, fiquem atentos.

Lisboa, 10 de janeiro de 2020.

Manuel Garcia-Ruiz e Otávio Raposo