Festas na pandemia de Covid-19: experiências sociais em ação

Novo Dossiê da revista Antropolítica (V. 54, N.º 3), organizado por Hugo Menezes Neto (UFPE) e Renata de Sá Gonçalves (UFF & ETNO.URB).

“O dossiê reúne um conjunto de reflexões em torno de experiências festivas durante a pandemia de covid-19, especialmente as observadas no período iniciado no ano de 2020 e que se estendeu até 2021. O referido período, em ondas de maior ou menor intensidade, exigiu isolamento social, afastamento e redução de contato, entre outras medidas sanitárias adotadas de modo a minorar as graves consequências do assustador potencial de contágio do coronavírus. Tais medidas exigiram mudanças no calendário e na dinâmica de festas públicas e atividades realizadas anualmente em espaços privados, públicos, de lazer e de entretenimento no Brasil e em todo o mundo. Os impactos sociais e culturais desse período excepcional constituem repertórios para a análise antropológica e mobilizam discussões acerca dos efeitos da pandemia e de seus desdobramentos na vida social a partir de múltiplos ângulos e questões conceituais, alinhavados pela ideia geral de que os rituais são portas de entrada para o estudo da vida social. Os artigos aqui reunidos atentam para a maneira como organizadores, grupos e pessoas envolvidos com a realização de diferentes festas lidaram com sua interrupção ou adaptação e como se adequaram aos novos aspectos dos processos rituais, das redes sociais e da ocupação dos espaços para as celebrações.” (Apresentação, Neto & Gonçalves, 2022)

Inclui o artigo Lazer noturno e resistências juvenis em tempos de (pós-)pandemia: o caso dos jovens do bar Antù em Lisboa, de Guilherme Costa, Otávio Raposo, João Carlos Martins, Manuel Garcia-Ruiz e Jordi Nofre.



Citar este post
patriciapereira (2022, 12 Novembro). Festas na pandemia de Covid-19: experiências sociais em ação. ETNO.URB. Recuperado em 24 de Junho de 2024, de https://doi.org/10.58079/ok5a

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search