A Rua. Espaço, Tempo, Sociabilidade.

A Rua. Espaço, Tempo, Sociabilidade é um livro organizado por Graça Cordeiro e Frédéric Vidal, editado em 2008 na Livros Horizonte. O livro resultou do projecto A Cidade e a Rua: Uma Aproximação Etnográfica à Vida Urbana (2005-2008).

Com artigos de: Graça Cordeiro e Frédéric Vidal, Michel Agier, Maurizio Gribaudi, Tim Sieber, Frédéric Vidal, Susana Durão, João Pedro Nunes e Luís Baptista, Monica Farina, Rita Cachado, Joan Pujadas, Fátima Sá e Melo Ferreira, Yves Lequin.

Resumo: A rua como lugar estratégico para a observação da vida urbana é o tema central deste livro. A proposta é: procurar diferentes aproximações a esta realidade complexa a partir do olhar da antropologia, da história, da sociologia e da arquitectura, em contextos geográficos e temporais distintos. A rua condensa e viabiliza todo um imaginário feito de discursos e imagens, de memórias e emoções, que atravessam e elaboram simbolicamente a cidade naquilo que ela tem de mais original. Espaço, tempo e sociabilidade são três tópicos da presente colectânea. Na Paris popular oitocentista, nos actuais campos de refugiados ou na Lisboa dos séculos XIX e XX, vamos ao encontro do lugar da rua.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.