Juliana Blasi Cunha

Email: jblasicunha@gmail.com

 

Possui doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS da Universidade de São Paulo (2010-2014), mestrado em Antropologia pelo PPGA da Universidade Federal Fluminense (2005-2007) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000-2004). Tem experiência em pesquisa na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: favela, políticas habitacionais, conflitos, organização sócio-espacial e associativismo. É integrante do Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade (GEAC/USP) e do Laboratório de Etnografia Metropolitana (LeMetro/UFRJ) . Foi professora substituta na Universidade Federal Fluminense e, desde de 2016, é bolsista PNPD-Capes, realizando seu pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP), na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Atualmente, está em um período de afastamento para pesquisa no exterior, como investigadora convidada no ISCTE-IUL (Lisboa), realizando parte de sua pesquisa de pós-doutoramento.

 

Publicações Selecionadas:

 
BLASI CUNHA, JULIANA. “O projeto já chegou até nós pronto e não podemos mudar muita coisa!”: a metodologia participativa do PAC e a atuação das lideranças comunitárias no projeto de (re)urbanização de uma favela do Rio de Janeiro. Horizontes Antropológicos (online), v. 24, p. 117-144, 2018. 
 
BLASI CUNHA, Juliana. Breves reflexões metodológicas sobre trabalho de campo em uma favela carioca. Terceiro Milenio: Revista Critica de Sociologia Politica, v. 3, p. 112-136, 2014.  
 
BLASI CUNHA, Juliana. Regularização urbanística e fundiária em uma favela da cidade do Rio de Janeiro: conflitos, percepções e práticas em jogo no processo.. DILEMAS: REVISTA DE ESTUDOS DE CONFLITO E CONTROLE SOCIAL, v. 5, p. 483-511, 2012